Xambrê

Paraná

História de Xambrê - PR

A presença do homem branco nesta região, remonta à chegada dos padres jesuítas, no ano de 1610, período em que se dedicaram a evangelização dos índios que habitavam as matas e serras desta imensa região.

As reduções tiveram um fim trágico em 1628, quando os bandeirantes paulistas Antônio Raposo Tavares e Manoel Preto destruíram todos os povoados índio-espanhóis.

A partir daí a região parou muito tempo sem nenhuma movimentação. Somente no século XX é que se verificaria novamente a afluência de pessoas à região. Nessa fase é primoroso o trabalho das empresas colonizadoras, que com apoio dos governos trazem milhares de famílias para ocuparem o vazio demográfico em que se constituía o Paraná de outrora.

Os pioneiros chegaram atraídos principalmente pela fertilidade das terras e facilidade em adquiri-las.

As terras em que hoje se localiza o município de Xambrê foram adquiridas em 1950 pela Companhia Byington de Colonização Ltda., responsável pelo grande desenvolvimento desta região.

O sistema de venda de lotes, adotado pela Companhia Colonizadora, estabelecia terrenos de no máximo dez alqueires cada. Isto proporcionou uma espécie de reforma agrária institucionalizada, sendo que a proliferação de minifúndios proporcionou o rápido crescimento do lugar.