São Jorge Do Ivaí

Paraná

História de São Jorge Do Ivaí - PR

São Jorge do Ivaí Paraná PR

Em meados de 1946, Oswaldo Barbosa e Ibrahim Rodrigues adquiriram terras divididas e demarcadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná, então proprietária das mesmas e que se localizavam no Município de Mandaguari. Logo iniciaram a venda de lotes, figurando entre os primeiros compradores Antonio Granzotto, Fioravante Granzotto, Irmãos Soçal e outros colonos procedentes das zonas da Alta Sorocabana e Paulista Velha, no vizinho Estado de São Paulo. Ao chegarem à região, já encontraram a denominação de São Jorge.

Oswaldo Barbosa e Ibrahim Rodrigues, foram os fundadores das primeiras propriedades agrícolas.

Com a criação do Município de Mandaguaçu, em 1951, o Povoado de São Jorge passou à sua jurisdição.

Em 15 de abril de 1953, o Patrimônio de São Jorge foi elevado à categoria de Distrito Administrativo. Um ano depois, em 26 de novembro de 1954, era criado o Município de São Jorge, com território desmembrado do de Mandaguaçu.

Pela Lei Estadual nº 6228, de 21 de outubro de 1971, passou a denominar-se São Jorge do Ivaí.

A origem do nome é uma homenagem ao santo padroeiro do Município, mais tarde acrescido do Ivaí, para identificar sua localização, próxima ao rio Ivaí.

Gentílico: são-jorgense ou jorgense

Distrito criado com a denominação de São Jorge, pela lei municipal n.º 16, de 22­04-1953, subordinado ao município de Mandaguaçu.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Jorge, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Mandaguaçu. Sede no atual distrito de São Jorge ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 09-12-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 5162, de 21-06-1965, é criado o distrito de Copacabana do Norte e anexado ao município de São Jorge do Ivaí.

Pela lei estadual n.º 6228, de 21-10-1971, o município de São Jorge passou a denominar-se São Jorge do Ivaí.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: São Jorge do Ivaí e Copacabana do Norte.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração Toponímica Municipal:
São Jorge para São Jorge do Ivaí, teve sua denominação alterado, pela lei estadual n.º 6228, de 21-10-1971.

Atualizado em: 12/09/2008.