São João Do Ivaí

Paraná

História de São João Do Ivaí - PR

O início da colonização de São João do Ivaí se deu em 1945. Em 1948, o Sr. Orozimbo Martins instalou uma pequena venda que se tornou o centro das decisões comunitárias. Foi ali que se decidiu criar um espaço para uma praça, onde foi erguido um cruzeiro, onde hoje é a Praça Duque de Caxias.

Foi em 13 de maio de 1948 que, ao pé do cruzeiro, foi realizado o primeiro terço pelo capelão Sebastião Curitibano. Para homenagear São João Batista, deram o nome ao lugarejo de São João. Neste mesmo ano, houve o crescimento de construções e no número de suas vendas.

Em 1950, uma trilha foi aberta para ligar São João do Ivaí a São Pedro do Ivaí. Nesta época, o rio só podia ser atravessado de canoa. Somente em 1951 foi estabelecido o serviço de travessia atendido por balsa, com início no porto Laranjeira Doce, depois Porto São João. Neste mesmo ano, surge a primeira escola.

Em 1954, o Sr José Martins Vieira, mais conhecido por Bispo Vieira, comprou os direitos territoriais do Sr. Orozimbo Martins. Querendo homenagear sua mãe, o Sr Bispo Vieira mudou o nome do lugarejo para São João da Ocalina.

Por sua iniciativa, foi instalada a primeira madeireira que deu oportunidade ao desenvolvimento de várias construções. Anos depois, chegaria à região o Sr. Durval Costa vindo de Batatais-SP que, após comprar os direitos territoriais do patrimônio, implantou grandes melhorias, tais como máquina de beneficiamento de café e um gerador de energia, além de doar terrenos para construção de igrejas, escolas e estádio de futebol. Por sua iniciativa, através de um trabalho junto aos comerciantes, conseguiu a instalação de uma agência do Banco de Crédito Rural de Ivaiporã Sociedade Cooperativa.

Distrito criado com a denominação de São João do Ivaí, pela Lei Estadual n.º 4.552, de 10-02-1962, subordinado ao município de Ivaiporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de São João do Ivaí, figura no município de Ivaiporã.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São João do Ivaí, pela Lei Estadual n.º 4.859, de 28-04-1964, desmembrado do município de Ivaiporã. Sede no atual distrito de São João do Ivaí. Constituído de 2 distritos: São João do Ivaí e Guarita, ambos desmembrados de Ivaiporã. Instalado em 20-12-1964.

Pela Lei Estadual n.º 5.530, de 20-02-1967, é criado o distrito de Ubaúna e anexado ao município de São João do Ivaí.

Pela Lei Estadual n.º 5.535, de 20-02-1967, o distrito de Guarita tomou a denominação de Lunardelli.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: São João do Ivaí, Lunardelli (ex-Guarita) e Ubaúna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela Lei Estadual n.º 6.915, de 02-09-1977, foram criados os distritos de Godoy Moreira, Luar, Santa Luzia da Alvorada e anexados ao município de São João do Ivaí.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 6 distritos: São João do Ivaí, Godoy Moreira, Lunardelli, Luar, Santa Luzia da Alvorada e Ubaúna.

Pela Lei Estadual n.º 7.502, de 19-12-1980, é desmembrado do município de São João do Ivaí o distrito de Lunardelli. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VIII-1983, o município é constituído de 5 distritos: São João do Ivaí, Godoy Moreira, Luar, Santa Luzia da Alvorada e Ubaúna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual n.º 8.947, de 05-04-1989, alterada pela Lei Estadual n.º 9.077, de 18-09-1989, que modificou os seus limites, é desmembrado do município de São João do Ivaí o distrito de Godoy Moreira. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 4 distritos: São João do Ivaí, Luar, Santa Luzia da Alvorada e Ubaúna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.