Primeiro De Maio

Paraná

História de Primeiro De Maio - PR

Primeiro de Maio Paraná - PR

Como ocorreu com a maioria dos municípios norte-paranaenses, o de Primeiro de Maio é fruto do bandeirantismo dos tempos modernos.

Os primeiros moradores da comunidade estabeleceram-se às margens do Rio Paranapanema, em 1915, e foram Francisco Silowkski, Francisco Augusto de Oliveira e Antônio Augusto de Oliveira. Em 1922, chegaram à localidade domingos e Francisco Denardi, José Correia Porto de Abreu, João Batista Pereira, Eleutério Dorozzo e outros, acompanhados de sua respectivas famílias e procedentes do vizinho Estado de São Paulo, os quais fixaram residência na barra do Tibagi com o Paranapanema, onde iniciaram a fundação de pequeno núcleo colonial.

Um perigoso surto de febre malária acometeu os pioneiros do estabelecimento inicial do povoado, os quais foram forçados a recuar para o outro ponto da região, que é exatamente o local onde hoje se encontra o Cidade de Primeiro de Maio.

Em 30 de dezembro de 1936, em virtude da Lei Estadual nº 100, a localidade de Primeiro de Maio foi elevada à categoria de Distrito Judiciário pertencendo ao Município de Sertanópolis e, em 1951, alcançou sua autonomia.

O nome do município, deve-se ao fato da chegada dos pioneiros no dia 1º de maio de 1915 para a formação do Patrimônio. Inicialmente chamava-se Colônia Primeiro de Maio e após a criação do município, passou a denominar-se apenas Primeiro de Maio.

Gentílico: primaiense

Distrito criado com a denominação de Primeiro de Maio, pela lei estadual n.º 100, de 30-12-1936, subordinado ao município de Sertanópolis.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Primeiro de Maio figura no município de Sertanópolis.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito figura no município de Sertanópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Primeiro de Maio, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Sertanópolis. Sede no antigo distrito de Primeiro de Maio. Constituído de 2 distritos: Primeiro de Maio e Ibiaci. Instalado em 14­12-1952.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Primeiro de Maio e Ibiaci.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Revisado em 2008