Porto Amazonas

Paraná

História de Porto Amazonas - PR

A partir de 1720 começou o povoamento na regio de Ponta Grossa.

Em Porto Amazonas houve uma tentativa de colonização por volta de 1876, de iniciativa do ingles Charles Willian Kitto estabelecida com 18 ingleses que formavam a Colonia Kitto (Kitolândia).

No final da década de 1870, AMAZONAS de ARAUJO MARCORDES, estudou e projetou seu empreendimento de navegação, organizou uma empresa de transporte fluvial e adquiriu no Rio de Janeiro, um vapor, o CRUZEIRO, que foi o 1º. a cortar as aguas do Rio Iguaçu.

Convidou algumas familias de origem alemã e suiça que residiam em Santa Catarina para se estabelecerem na localidade. Parte das terras onde se desenvolveu o 1º. nucleo de povoação, hoje cidade PORTO AMAZONAS, pertencia ao alemão CONRADO BUHER, antigo comerciante do local.

A concessão de navegação no Rio Iguaçú atendia a um pedido do Coronel AMAZONAS, e foi publicado no Diário Oficial nº. 113 pelo Decreto 7218 de 19 de abril de 1879. Esse decreto permitiu ao Coronel AMAZONAS estabelecer por si ou por meio de uma companhia, uma linha de navegação a vapor no Rio Iguaçú desde o ponto denominado Cayacanga até União da Vitória.

A viagem inaugural foi a 27 de dezembro de 1882.

O Coronel AMAZONAS, com esse Vapor, tornou-se um semeador de progresso do Vale do Rio Iguaçú e fundador de várias cidades assim com PORTO AMAZONAS, situado no local onde ancora seu barco, a margem direita do Rio Iguaçú, no sitio de propriedade do colono alemão Conrado Buher.

A cidade recebeu essa denominação em homenagem ao pioneiro da navegação fluvial do Paraná.

Pelo Rio Iguaçú transportava-se Erva-Mate e Madeira, tornando-se forte da economia de Porto Amazonas.

Paralelamente a navegação surgia a ferrovia que incurtava caminhos e facilitava a comunicação com outras comunidades.

Em 27 de abril de 1915 diversas que exploravam o transporte fluvial se uniram e formaram a sociedade anomima Lloyd Paranaense.

Após essa unificação houve mais regularidade e eficiencia no transporte fluvial. Foi nesse periodo que PORTIO AMAZONAS, de acordo com a Lei Estadual nº. 1483 de 12 de março de 1915 foi elevado a categoria de Distrito Administrativo, pertencente a Palmeira.

O povoado teve um expressivo progresso, pois nessa epoca havia grandes empresas como Leão Junior, Lloyd Paranaense, Bettega, Sulamerica e outras. O crescimento foi tão progressivo que em 11 de outubro de 1947, foi elevada a categoria de municipio autonomo, desmembrado de Palmeira.

O mesmo foi instalado em 09 de novembro de 1947, quando foi empossado então 1º. Prefeito e Camara Municipal.

A navegação entrou em navegação em decadência.

O Lloyd Paranaense foi extinto em 1953, e no ano de 1955, cessou completamente a navegação no Rio Iguaçú, devido a construção da Rodovia do Xisto e amplicação da Estrada de Ferro do Paraná.

LOCALIZAÇÃO:
O municipio situa-se na região dos Campos Gerais tendo limites AO NORTE/OESTE (PALMEIRA) AO SUL (LAPA) E AO LESTE (BALSA NOVA)
ALTITUDE:
795 metros na sede do municipio
CLIMA:
Subtropical umido mesotermico
ACIDENTES GEOGRÁFICOS:
O maior destaques são: O Rio Iguaçú, distante 05 km da sede e o Rio dos Papagaios.

PONTOS TURISTICOS:
BIQUINHA - NA SEDE
RIO IGUAÇÚ - NA SEDE E DEMAIS DIVISAS
CAYACANGA
CACHOEIRA DA ILHA NOVA
CACHOEIRA DO ALISO - NA SEDE
CASA DE PEDRA - NO HARAS VALENTE
CACHOEIRA DO CHUVEIRINHO - NO RIO LAGEADO
PERAU DO CORVO - PAREDÃO DE PEDRA ÀS MARGENS DO RIO IGUAÇÚ COM UMA QUEDA DE ÁGUA
SALTO DO ARCO-IRIS
RIO DA AREIA