Pontal Do Paraná

Paraná

História de Pontal Do Paraná - PR

Há muito tempo, a localidade era chamada de Pontal do Sul. A origem etimológica do nome Pontal é geográfica porque a localização da cidade fica em uma ponta feita de terra e areia que vai em direção às águas marítimas. A expressão "do Paraná" é o nome da unidade federativa brasileira onde fica o município.

Como em todo litoral brasileiro, Pontal do Paraná foi inicialmente povoado pelos indígenas, tendo sido ocupada por imigrantes europeus durante os primeiros fluxos migratórios do século XVII, com objetivo de colonizar o território que atualmente é o estado do Paraná.

Sua história política iniciou-se por volta de 1983, quando começaram as primeiras movimentações para a criação de um novo município, com sede na área compreendida entre os balneários de Pontal do Sul e Monções. Pontal do Paraná foi criado pela Lei Estadual Nº 11.252, de 20 de dezembro de 1995, como consequência de um processo de emancipação do município de Paranaguá, ao qual pertencia com a denominação de praias de Paranaguá. Com o fortalecimento das associações comunitárias de moradores dos balneários de Praia de Leste, Pontal do Sul, Canoas e Primavera, o movimento separatista ganhou força e adeptos. Surgia então o Conselho das Associações das Praias de Paranaguá que incluía, além das associações de moradores dos balneários, o Grupo de Mães do Litoral e o Lions Club local, formando a principal frente do movimento de emancipação a partir de outubro de 1994.

Para tentar barrar o processo de emancipação que crescia a olhos vistos, a Prefeitura de Paranaguá criou a EMDEPRAIAS Empresa de Desenvolvimento das Praias , órgão este que ficou responsável pela gestão pública do nosso litoral. Todavia, o organismo criado pela municipalidade parnanguara não atendia às necessidades dos balneários e tampouco representava os moradores e veranistas em suas pretensões.

Distrito criado com a denominação de Pontal do Paraná, pela Lei Estadual n.º 8.915, de 15-12-1988, subordinado ao município de Paranaguá.

Em divisão territorial datada de 1991, o distrito de Pontal do Paraná figura no município de Paranaguá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pontal do Paraná, pela Lei Estadual 11.252, 20-12-1995, desmembrado do município de Paranaguá. Sede no antigo distrito de Pontal do Paraná. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.