Piraí Do Sul

Paraná

História de Piraí Do Sul - PR

PIRAÍ DO SUL

Etimologia. Piraí Origina-se do tupi "pira"... peixe + "y (ü)"... água, rio: rio do peixe.

do Contração da preposição de (posse), com o artigo masculino o.

Sul Vem do anglo-saxônico suth, através do francês sud, significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul.

O povoamento da localidade onde hoje se encontra o Município de Piraí do Sul foi iniciado em princípios no século XVII, numa gleba de propriedade do Padre Lucas Rodrigues França.

A fazenda de propriedade do Padre Lucas Rodrigues França se localizava no vale do Rio Piraí. O primitivo nome da localidade foi o de Bairro da lança, tirado de uma das primeiras famílias que habitavam o lugar.

Nos meados do século XIX, os moradores do Bairro da lança erigiram a capela do Senhor Menino Deus; e, em torno do novo templo, se foram erguendo vivendas, que formaram a povoação da Lança. Dentre os primitivos habitantes da localidade, destacam-se João Lança, Joaquim Guerreiro, Joaquim Bueno do Amaral, Alfredo Moreira, Mariano Casimiro, Avelino Marcondes, Joaquim Rolim, Francisco Carrano, Francisco Gioff, Joaquim Gabriel, Júlio Moreira e Balduíno José Teixeira.

Em 1872 foi criado a Freguesia de Pirahy, sob a invocação do Senhor Menino Deus e, em 1881, foi elevado à categoria de vila.

Pelo Decreto Lei nº 199, de 30 de dezembro de 1943, que fixa a Divisão Administrativa e Judiciária do Estado do Paraná, considera Piraí na categoria de município e altera-lhe o nome para Piraí-Mirim.

Pela Lei Estadual nº 2, de 11 de outubro de 1947, foi modificada a denominação para Piraí do Sul.

Gentílico: piraiense

Freguesia criada com a denominação de Piraí, pela lei provincial n.º 329, de 12-04­-1872, subordinado ao município de Castro.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Piraí, por lei provincial n.º 631, de 05-03-1881, Pirai foi tranformado em município, com território desmembrado de Castro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito é constituído do distrito sede.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, o município e o distrito de Piraí passaram a denominar-se Piraí-Mirim.

Pela lei estadual n.º 2, de 11-10-1947, o município de Piraí-Mirim passou a denominar-se Piraí do Sul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alterações Toponímicas Municipais:
Piraí para Piraí-Mirim alterado, pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943. Piraí-Mirim para Piraí do Sul alterado, pela lei estadual n.º 2, de 11-10-1947.