Piên

Paraná

História de Piên - PR

De origem portuguesa, alguns componentes da família Vieira, radicados no município de Morretes, no litoral paranaense, se dirigiram para o interior do estado em busca de um local para fixarem-se em definitivo. Saindo de Morretes, liderados por Antônio Vieira, encontraram a localidade de Tietê, onde permaneceram por algum tempo.

Reiniciando a caminhada, chegaram a uma localidade que mais tarde viria a se chamar Piên, pois as famílias desbravadoras dessas terras, quando ali chegaram, encontraram na região um grande número de gaviões, cujo piar lembrava a palavra que nomeou o município.

Isso ocorreu por volta de 1850, quando a região ainda era habitada por índios Tupi-Guarani, fato este que levantou outra teoria sobre a origem do nome Piên: para o historiador Manuel Machuca, Piên significa coração na língua indígena.

Com a chegada da família Mendes, foi fundada a segunda casa de comércio e atacadista, em 1913.

Em fevereiro de 1917, surgiu a primeira escola: Escola Pública do Povoado de Piên. Frequentavam a escola componentes da família Vaz, Cabral, Moraes, Batista e Vieira.

Por volta de 1920, o povoado contava com aproximadamente 13 residências localizadas em local sossegado e envolvidas pela mata natural.

Em 1937, foi construída nova igreja em louvor a Nossa Senhora das Graças, o que não foi do agrado da população que havia durante anos recebido graças de São Bento.

Por volta de 1943, a escola passou a funcionar onde atualmente encontra-se a prefeitura municipal.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Rio Negro o distrito de Piên.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Piên, pela Lei Estadual n.º 4.338, de 25-01-1961, desmembrado do município de Rio Negro. Sede no antigo distrito de Piên. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-11-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.