Paranapoema

Paraná

História de Paranapoema - PR

A área onde está assentada a cidade de Paranapoema pertencia aos irmãos Vitorelli, que em 1952 organizaram a Imobiliária Paranapoema, procedendo à medição e demarcação dos lotes urbanos e rurais, lançando assim as bases de colonização da futura cidade.

O nome dado à cidade é referência à Imobiliária Paranapoema; comenta-se que este, originou-se na junção dos nomes dos rios Paraná, Pirapó e Paranapanema, que circundam o município, sugirido pelo aviador que conduzia os fundadores, que foi prontamente aceito.

Seus pioneiros foram Cândido Adorno, Pedro e/ou Justo Mariano de Sá, Antônio Frederico, José Cordeiro de Souza, José Estevam de Freitas e/ou Santos, Félix Serafim, Gino Soares de Lima, Deoclesiano da Silva, Luiz Horque, Antônio Violada, Olímpio Ferreira Pinto e Pedro Paiva. Estes homens e seus familiares contribuíram decisivamente para a formação do patrimônio.

A planta da cidade de Paranapoema foi elaborada pelo Engenheiro Kleper Gonçalves Palhano

No ano de 1953, foi criado o Distrito Administrativo de Paranapoema. A Lei Estadual n.º 4.844, de 06 de março de 1964, criou o município de Paranapoema, com território desmembrado de Paranacity. A instalação oficial ocorreu no dia 11 de dezembro de 1964, sendo primeiro prefeito municipal eleito o sr. José Cirino e vice Alcides Correa.

O Padroeiro do município é Santo Antonio de Pádua, comemorado no dia 13 de junho.

O gentílico: Paranapoemense.