Nova Santa Rosa

História de Nova Santa Rosa - PR

Nova Santa Rosa
Paraná - PR

Em 1946, a Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A, Maripá, adquiriu da companhia imobiliária inglesa, denominada Companhia de Madeiras del Alto Paraná, a Fazenda Britânia. Localizada às margens do Rio Paraná seria fundada uma cidade com o nome de Toledo. A área da fazenda era de 100 mil alqueires paulistas e foi efetivada, na ocasião, por 15 mil contos de reis. O grupo destes bravos gaúchos era composto por homens, hoje bastante conhecidos por todo o Oeste do Paraná. Dentre eles destacamos a figura de Curt e Egon Bercht, Leonardo Perna, Dr. Júlio Bastian, Alfredo Pascoal Ruaro, Alberto e Luiz Dalcanalli Filho. A compra da Fazenda Britânia, pelo "grupo de gaúchos", aconteceu por volta de janeiro de 1946. A partir dessa data começaram os trabalhos que determinaram a colonização da nova área, até então explorada pelos ingleses.

Em 1949, Willy Barth, grande conhecedor em colonização, em substituição a Alfredo Ruaro, assumiu as funções de diretor da "Maripá" e a firma tomou grande impulso. Willy Barth contratou o conhecido engenheiro e agrimensor Gustavo Isernhagen, para fazer o levantamento das vilas, as medições de lotes e chácaras. Daí a verdadeira invasão de gaúchos à procura de terras.

A colonização de Nova Santa Rosa iniciou em 13 de janeiro de 1953, sendo os primeiros colonos originários do Município de Santa Rosa, Rio Grande do Sul. A maioria dos colonizadores era de origem germânica, descendentes de imigrantes têutos, entre eles, o primeiro Sub-prefeito e Juiz de Paz Reimpoldo Schweig.

Em homenagem as suas origens, os pioneiros batizaram as principais ruas de Nova Santa Rosa com os nomes dos distritos do município gaúcho de Santa Rosa (Boa Vista, Santo Cristo, Horizontina, Três de Maio, Tucunduva, Tuparandi, Campinas, Cruzeiro, Ubiretama, Porto Lucena, Porto Mauá. Além das ruas Toledo, Maripá e Palotina).