Nova Laranjeiras

História de Nova Laranjeiras - PR

Nova Laranjeiras
Paraná - PR

A partir de 1947, no lugar denominado Rio das Cobras, próximo à BR-277, Avelino Badotti passou a desenvolver uma vila, vendendo terras à famílias de origem italiana vindas do Rio Grande do Sul. Neste lugar foram levantadas inúmeras casas e, aos poucos, toda a infra-estrutura necessária.

Em 1955 foi construída a primeira capela. A primeira escola foi construída por Vicente Petró, e a primeira professora foi Dona Maria Magalhães.

A primeira denominação da localidade foi Rio das Cobras, em referência a um riacho que passa próximo da cidade e tem este nome. Diz a tradição popular que ali era lugar de muitas cobras, que inclusive voavam, daí o antigo nome.

Gentílico:

Em 13 de março de 1962, pela Lei nº 4.556, foi criado o Distrito Administrativo, com denominação alterada para Vila Nova Laranjeiras.

Pela Lei nº 9.249, de 16 de maio de 1990, foi criado o município, com território desmembrado de Laranjeiras do Sul.

A instalação oficial do município deu-se em 1º de janeiro de 1993.