Governador Mangabeira

História de Governador Mangabeira - BA

Governador Mangabeira
Bahia - BA

Em 1934, o Dr. Otávio Mangabeira, voltou ao Brasil do seu primeiro exílio em Portugal e, como candidato a deputado federal, formou uma comitiva que veio de navio até a Cidade de Cachoeira, e seguiu até as cidades vizinhas de São Félix e Muritiba, onde realizou contatos políticos. Chegando, no final da tarde, ao Distrito de Cabeças, foi recepcionado pela família Fonsêca, tendo pernoitado na residência do Sr. José Fonseca, que mais tarde viria ser a sede da Prefeitura Municipal.

No ano de 1959, a coletoria de Cabeças, que funcionava em Muritiba, passou a funcionar no Distrito de Cabeças, quando a receita do distrito foi aumentada vertiginosamente, o que possibilitou a emancipação do município. Para tal, foi fixada uma campanha de conscientização, para que os impostos recolhidos pela venda do fumo - nosso principal produto - não se realizasse em Cruz das Almas, para onde eram destinados, e sim no Distrito.

O Sr. Enoque Fonseca, que viajava como comerciante, encontrou um grupo de pessoas na loja do Sr. Antônio Martins, falando da satisfação da luta pela emancipação política, e que o nome de Otávio Mangabeira seria de grande utilidade para o povo, tendo o Sr. Antônio Martins combatido a sua ingerência. O Sr. Agnaldo Viana Pereira, argumentou que mesmo não sendo filho deste distrito, tinha ciência que o maior prédio escolar aqui existente - Escolas Reunidas José Bonifácio - foi adquirido e construído pelo então Prefeito de Muritiba, com verbas conseguidas junto ao então Governador Otávio Mangabeira. Argumento este suficiente para convencer a todos da homenagem.

Gentílico: mangabeirense

Em 14 de março de 1962, foi criado o Município de Governador Mangabeira, através da Lei nº 1639.