Jesuítas

Paraná

História de Jesuítas - PR

JESUÍTAS - PARANÁ

Etimologia. Jesuítas Substantivo masculino plural. Vem do italiano gesuíta, de Gesú... Jesus. Possivelmente do francês jésuitique. (AGC, ABHF, FT).

Origem Histórica. O principal colonizador da localidade foi o sr. Amaro Martins Felício, que construiu a primeira casa no lugar. A chamada Marcha para o Oeste muito contribuiu para que famílias aqui se estabelecessem e dotassem a região de infra-estrutura necessária, possibilitando que fossem pLeiteadas prerrogativas políticas de apoio à comunidade. Estas famílias pioneiras deram estabilidade econômica, social e cultural à cidade de Jesuítas.

Em 31 de dezembro de 1962, pela Lei n.º 4.668, foi criado o Distrito Judiciário no município de Formosa do Oeste. Pela Lei n.º 7.304, de 13 de maio de 1980, foi criado o município de Jesuítas, com território desmembrado do município de Formosa do Oeste, e instalado a 1º de fevereiro de 1983.

O nome dado à cidade é homenagem aos padres jesuítas espanhóis, que a partir do final do século XVI, iniciaram épico trabalho de catequização em mais de cem mil índios, em terras hoje paranaenses. Destacaram-se nestas ações os padres Simão Mazzeta, Montoya e Justo Mansilia van Surck. Os jesuítas eram membros da Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola (1491-1556).

Acrescentando informações, o pesquisador José Carlos Veiga Lopes diz: ...a Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola para enfrentar a reforma protestante, foi aprovada pelo papa em 27 de setembro de 1540.