Iracema Do Oeste

Paraná

História de Iracema Do Oeste - PR

IRACEMA DO OESTE - PARANÁ

Etimologia. Iracema Nome pessoal feminino. Criação de José de Alencar quando deu nome à personagem título de seu romance Iracema. Origina-se do guarani, "Ira"...mel + "tembe"... lábios: lábios de mel. "Tembe" na composição altera-se para "ceme", como a palavra "ceme-yba". Mel em Guarani é "ier", em Tupi é "ira". José de Alencar tirou Iracema de América e depois tentou justificar um étimo Tupi. (AN, OB, TS).

do Contração da preposição de (posse), com o artigo masculino o.

Oeste Origina-se do anglo-saxão west, pelo francês ouest, que designa ponto cardeal à esquerda do observador, voltado para o norte; ponto de esfera celeste situado ao lado do ocaso dos astros. (ABHF).

Origem Histórica. Em 1952, chegou ao núcleo o sr. Juvenal Henrique Correia, trazendo consigo sua família e a de seu sogro, sr. Antônio Teodorico da Silva, que era conhecido por Caboclo. Nesta mesma época, chegaram as famílias Furlan, Correia, Pedro Pimenta e Terim. Foi o começo de tudo. O nome da localidade foi sugerido, em 1964, pelo colonizador do primeiro loteamento da vila, sr. Paulo Tricário, em homenagem a sua filha Iracema.

O primeiro comerciante do povoado foi o sr. José Carnelóis e a primeira professora foi Dona Aparecida Carnelóis, carinhosamente chamada de Dona Nega. Com a denominação de Iracema, através da Lei n.º 42, de 26 de novembro de 1973, o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Formosa do Oeste.

Pela Lei n.º 9.310, de 04 de julho de 1990, foi criado o município de Iracema do Oeste. A instalação oficial ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993, sendo empossado como primeiro prefeito municipal eleito, o sr. Dirceu Celestino Machado.