Inácio Martins

História de Inácio Martins - PR

Inácio Martins
Paraná - PR

Antes que as primeiras famílias pioneiras lançassem suas sementes nesta terra especial, outros povos habitaram-na e da mesma forma plantavam e colhiam, caçavam, pescavam e criavam seus filhos nas belas faxinas. Eram os Camés, Dorins e Votorões.

Os fundamentos históricos da colonização do Município de Inácio Martins datam do ano de 1892, quando as famílias Stresse, Schleder e Martins ali se estabeleceram. A primeira denominação foi Guarapuavinha, e uma das providências que as famílias pioneiras tomaram foi a construção de uma pequena capela. O ramal dos trilhos de aço da via férrea, em muito contribuiu para a estabilidade regional, que viveu tempos áureos no período da indústria madeireira.

O nome da cidade é uma homenagem ao engenheiro civil Inácio Martins, que dirigiu os trabalhos de construção da estrada de ferro até esta localidade.

Gentílico:

Pela Lei nº 971, de 09 de abril de 1910, foi criado o Distrito Judiciário de Guarapuavinha.

O município foi criado em 25 de julho de 1960, pela Lei nº 4.245, com denominação alterada para Inácio Martins e território desmembrado de Guarapuava.
A instalação oficial deu-se a 25 de novembro de 1961.