Imbaú

Paraná

História de Imbaú - PR

Origem Histórica. A primeira denominação dada ao atual município de Imbaú foi Cirol. Ainda nos dias de hoje muitas pessoas referem-se à localidade desta forma. O nome Cirol origina-se de uma empresa de pavimentação asfáltica que se instalou na região em meados da década de sessenta, na esquina da Rodovia do Café, que dá acesso ao município de Telêmaco Borba.

O nome Imbaú é de origem geográfica. Existem dois cursos dágua com esta referência, o Rio Imbaú e o Rio Imbauzinho. Segundo os moradores mais antigos a denominação é devida a uma bica dágua localizada na estrada onde foi construída a Rodovia do Café, a qual era procurada para matar a sede das pessoas que por ali passavam.

O município de Imbaú foi criado através da Lei Estadual n.º 11.220, de 08 de dezembro de 1995, sancionada pelo governador jaime Lerner, na sede do antigo distrito de Imbaú, com território desmembrado do município de Telêmaco Borba. A instalação deu-se em 1º de janeiro de 1997, sendo primeiro prefeito Sidnei da Silva Mendes.