Ibema

Paraná

História de Ibema - PR

IBEMA (1989)

A efetiva colonização de Ibema, ocorreu quando foi instalada uma indústria madeireira às margens da BR 277. Esta empresa denominada Industria Brasileiras S/A, Ibema, devido ao seu porte empresarial dispunha de sólido quadro de funcionários, tanto no setor de produção, quanto na derrubada das matas, a companhia madeireira realizou um espetácular núcleo de povoação. Devido sua posição estratégica, muitos dos migrantes se arranchavam no lugar, uns dedicando-se ao incipiente comércio e outros à agricultura. Neste contexto surgiu Ibema.

Pela Lei nº 5358, de 24 de junho de 1966, foi criado o Distrito Administrativo de Ibema. No dia 12 de Junho de 1989, através da Lei Estadual nº 9007, foi criado o município de Ibema, com território desmembrado do município de Catanduvas. A instalação ocorreu no dia 01 de janeiro de 1990.

Distrito: Sede.