Guapirama

Paraná

História de Guapirama - PR

O atual município de Guapirama teve suas origens no antigo patrimônio da Barra Grande cujas terras pertenciam a Marins Alves de Camargo. Sabe-se que os primeiros habitantes chegaram ao local mais ou menos entre os anos de 1910 a 1915, vindo de regiões vizinhas e do estado de São Paulo.

Em 1917, o antigo patrimônio foi afetado por uma grave enfermidade que quase eliminou com seus habitantes. Com o antigo povoado quase desabitado, Daniel Dias, filho de Apiaí (SP), irmão do Capitão Miguel Dias, fundador do patrimônio de Afonso Camargo (atual Joaquim Távora), que residia no local, resolveu em parceria com o restante dos habitantes formar, distante dali aproximadamente dois quilômetros, um outro povoado que recebeu o mesmo nome de Barra Grande, fugindo assim da região da terrível epidemia.

O novo patrimônio da Barra Grande teve com seu principal fundador, Daniel Dias. Para a formação do mesmo, foi doado, por Dona Cristina de Tal, 10 alqueires paulistas. Dentre os pioneiros, podemos citar Jacó Sartóri (dono da 1ª serraria), Ramiro Gonçalves Sebastião, Ragnel Gonçalves Sebastião, Maria José Gonçalves, Francisca Fermina, Joaquim Vieira dos Santos, Joaquim Teodoro de Melo, Sebastião Vida, José Euclides Machado e Alessandre Nassar.

Nessa época, o patrimônio da Barra Grande pertencia ao território do distrito judiciário de Afonso Camargo do município de Santo Antônio da Platina.

Pela Lei n.º 1.923, de 06-03-1920, foi criado o distrito judiciário de Barra Grande subordinado ao município de Santo Antônio da Platina.

Pela Lei n.º 2.273, de 26-03-1924, distrito de Barra Grande voltou a ser um simples povoado.

Pela Lei Estadual n.º 2.645, de 10-04-1929, o povoado figura no município de Afonso Camargo (atual Joaquim Távora).

Distrito criado com a denominação Guapirama, pela Lei Estadual n.º 2, de 10-10-1947, subordinado ao município de Joaquim Távora.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Guapirama, figura no município de Joaquim Távora.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Guapirama, pela Lei Estadual n.º 4.842, de 02-03-1964, desmembrado de Joaquim Távora. Sede no antigo distrito de Guapirama. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-12-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.