Godoy Moreira

Paraná

História de Godoy Moreira - PR

A região do Vale do Ivaí, na qual hoje está o município de Godoy Moreira, era mata até 1960. Nesta década, passou a receber alguns picadeiros que adentraram na mata virgem enfrentando toda espécie de obstáculo. A área era formada pela Gleba Ubá, pertencente a Francisco Elias Godoy Moreira.

Com a abertura do loteamento da Gleba Ubá, deu-se a chegada de agricultores dos mais diferentes pontos do estado e do país.

Na década de 1970, Godoy Moreira passou a ser distrito de São João do Ivaí. Neste mesmo período, antes da emancipação do município, a cultura do café era bem estabelecida nesta região, entretanto, uma forte geada, a geada negra no ano de 1975, acabou matando todas as lavouras e os produtores ficaram totalmente desmotivados. Atualmente, existem apenas 41 ha de cultivo de café, o que resulta numa parcela da economia municipal.

Distrito criado com a denominação de Godoy Moreira, pela Lei Estadual n.º 6.915, de 02-09-1977, no município de São João do Avaí.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Godoy Moreira figura no município de São João do Avaí.

Pela Lei Estadual n.º 8.947, de 05-04-1989, alterada pela Lei Estadual n.º 9.077, de 18-09-1989, o distrito de Godoy Moreira foi elevado à condição de município. Desmembrado do São João do Ivaí. Sede no antigo distrito de Godoy Moreira. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1990.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.