Flor Da Serra Do Sul

Paraná

História de Flor Da Serra Do Sul - PR

Por volta de 1950, chegou na região de Flor da Serra o Sr. Anacleto Paraná, sendo o primeiro habitante do local e tendo enfrentado sérias dificuldades para chegar até o mesmo,
devido à formação fechada da mata natural.

Logo depois chegaram, também o Sr. Juca Ferreira e sua esposa Dona Maria José Ferreira, conhecida popularmente como dona Zéca. Os primeiros moradores construíram suas casas de madeira lascada e trabalhavam basicamente na agricultura.

Nos meados da década de 60, surgiu uma espécie de comércio, que realizava a compra de pinhão, principal produto do extrativismo vegetal da época, sendo os mesmos comercializados clandestinamente com a Argentina.

As primeiras atividades comerciais surgiram também na década de 60, como a selaria do Sr. Teófilo Vestruk, o hotel do Sr. Cristiano Bender, a rodoviária de propriedade do Sr. Antonio Leal Gross e o comércio de secos e molhados do sr. Hermínio Perondi.

Segundo informações de pioneiros, a denominação Flor da Serra originou-se de conversas e cantorias (repentes) de pioneiros e viajantes, que reuniam-se no estabelecimento do Sr. Lídio Martins que situava-se onde hoje é conhecido como encruzilhada de acesso a Salgado Filho-Pr.

Nestes repentes todos referiam-se ao local como Flor da Serra. Com a emancipação foi acrescido ao nome o adendo do Sul , tendo com nova denominação FLOR DA SERRA DO SUL .

Aos habitantes do município denomina-se sulflorense da serra ou simplesmente florense da serra.

O Município pertencia anteriormente à Salgado Filho. A Lei Nº 9.300 de 18/06/1990 e 9.913/92 de 19 de março de 1992 foi que originou o Município de Flor da Serra do Sul -PR, instalado em 01/01/1993.

Encontra-se localizado no sudoeste do Paraná, ao norte de Salgado Filho- Pr e Manfrinópolis- Pr, ao sul de Palma Sola- SC e Dionísio Cerqueira-SC, ao leste de Marmeleiro- PR , e ao oeste de Barracão- PR e Bom Jesus do Sul- PR.

A economia prodominante no Município é a agrícola.