Fátima

História de Fátima - BA

Fátima
Bahia - BA

A Cidade de Fátima foi emancipada no dia 1º de Abril de 1985, tendo sido um marco na Vila, que no período era Vila de Fátima, do Município de Cícero Dantas que possui uma distância da sede de 18 km. Foi um dia marcado por muitas dúvidas e incertezas, e até por algumas brigas, já que um grupo não aceitava a emancipação e o outro desejava a qualquer custo se emancipar, liderado por João Maria de Oliveira, o primeiro prefeito de Fátima.

A cidade teve várias denominações como: Monte Alverne, Mocó, Feirinha, Vila de Fátima, e por fim, Fátima, nome dado em homenagem ao padre Renato Galvão, muito considerado na localidade, e devoto de Nossa Senhora de Fátima.

O curioso desta história é que o padroeiro da cidade de Fátima é São Francisco de Assis, e não Nossa Senhora de Fátima. Ele foi escolhido por duas senhoras que tinham o hábito da leitura, Isaura Borges e Nenê Veríssimo, e ficaram fascinadas pela história do santo.

As mesmas, muito respeitadas pelos paroquianos, foram ouvidas, e São Francisco ficou sendo o padroeiro de Fátima.

Um outro fator interessante, é que o santo é festejado em 4 de outubro, período em que a população comemora a colheita, reforçando, desta forma, ainda mais as solicitações para que este dia seja considerado como feriado municipal para o agradecimento da colheita realizada no ano.

Gentílico: fatimense

Distrito criado com a denominação de Fátima, pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, subordinado ao Município de Cícero Dantas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o Distrito de Fátima figura no Município de Cícero Dantas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Fátima, pela Lei Estadual n.º 4413, de 01-04-1985, desmembrado de Cícero Dantas. Sede no antigo Distrito de Fátima. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.