Contenda

Paraná

História de Contenda - PR

Contenda Paraná - PR

Por volta do ano de 1895, imigrantes poloneses foram encaminhados para o Leste da Cidade da Lapa, com a finalidade de, nas proximidades do Rio Iguaçu, estabelecerem-se e ali fundarem um núcleo colonial.

Aqueles colonos, ao chegarem às terras a eles destinadas, encontraram vários posseiros sendo, então, o local, palco de controvérsias e acirrados combates pela posse das terras.

Dirimidas as questões de terras, os poloneses ali se fixaram e fundaram um povoado que recebeu a denominação de Contenda.

Dedicando-se ao trabalho da agricultura, de modo ordeiro e pacífico, aqueles colonos deram grande impulso ao desenvolvimento de todas as atividades do povoado.

Contenda foi elevado à categoria de Distrito Judiciário no Município da Lapa, através da Lei Estadual nº 1776, de 3 de abril de 1918 e, em 1951, alcançou sua autonomia político-administrativa.

O topônimo Contenda provém dos conflitos pela posse das terras.

Gentílico: contendense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Lapa o distrito de Contenda.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Contenda figura igualmente no município de Lapa.

Elevado à categoria de município com a denominação de Contenda, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Lapa. Sede no antigo distrito de Contenda. Constituído de 2 distritos: Contenda e Areia Branca. Instalado em 14-12-1952.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Contenda e Areia Branca.

Pela lei estadual n.º 37, de 13-06-1961, desmembra do município de Contenda o distrito de Quitandinha ex-Areia Branca. Elevado `categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 4926, de 10-09-1964, é criado o distrito de Catanduvas do Sul e anexado ao município de Contenda.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Contenda e Catanduvas do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.