Cianorte

Paraná

História de Cianorte - PR

O município de Cianorte foi fundado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná da qual herdou o nome: Cia (Companhia) e norte (de Norte do Paraná) em 26 de Julho de 1953. Era o início da colonização das regiões Norte e Nordeste do Paraná, que atraiu desbravadores de outros estados, principalmente do interior de São Paulo e de Minas Gerais. Vinham em grandes levas, motivados pelas perspectivas de prosperidade e de um futuro melhor. E foi a partir da terra, especialmente da cultura do café, que Cianorte prosperou e se firmou como uma das mais promissoras cidades do Norte paranaense.

Até os anos 1970, o café sustentou a economia do município, mas, no final da década, as fortes geadas e mudanças na política econômica nacional, que afetaram drasticamente o setor cafeeiro, alteraram o curso da história. Como os demais municípios da região, Cianorte enfrentou o desemprego e o êxodo rural, mas não se deixou abater. O espírito desbravador e forte de sua gente viu na crise um desafio para novas oportunidades. Na busca de alternativas para manter seu ritmo de desenvolvimento, Cianorte descobriu uma vocação para o setor de confecções e apostou na industrialização. Empresários, comerciantes e antigos produtores rurais passaram a investir em maquinário, a construir fábricas e buscar mão-de-obra para o novo ofício.

Distrito criado, com a denominação de Cianorte, pela Lei Municipal n.º 12, de 25-04-1955, com terras desmembradas do distrito de Engenheiro Beltrão, subordinado ao município de Araruna.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o distrito de Cianorte figura no município de Araruna.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Cianorte, pela Lei Estadual n.º 2.412, de 13-07-1955, sendo desmembrado de Araruna. Sede no atual distrito de Cianorte. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-12-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela Lei Estadual n.º 5.623, de 28-08-1967, é criado o distrito de São Lourenço e anexado ao município de Cianorte.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Cianorte e São Lourenço. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Estadual n.º 7.942, 19-11-1984, é criado o distrito de Vidigal e anexado ao município de Cianorte.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 3 distritos: Cianorte, São Lourenço e Vidigal. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.