Arapoti

Paraná

História de Arapoti - PR

ARAPOTI

Etimologia. Arapoti De origem tupi ara... dia, tempo, época + poti (potyra)... flor, florido: o dia das flores, tempo de flores. Arapoti foi cacique de uma tribo tupi catequizada pelos jesuítas e que constituiu a redução de São Francisco Xavier, às margens do Rio Tibagi.

Origem Histórica. As origens históricas de Arapoti estão ligadas às das fazendas Jaguariaíva e Capão Bonito. Estrategicamente localizado nos Campos Gerais seu chão foi perlustrado por aventureiros, sertanistas e tropeiros desde o início do século XVII.

A colonização e a formação do sítio urbano ganharam consistência a partir de 1910, quando a Southern Brazil Lumber & Colonization instalou-se na região a fim de montagem de uma fábrica de papel. Este fato permitiu o estabelecimento de inúmeras famílias e pessoas que ajudaram a compor a história do lugar, dentre os quais Saladino de Castro, Arcênio de Latre e Antônio Salvador, que transportavam madeira em carroções. A fábrica de papel transformou-se na imponente Impacel, empresa que muito contribui com a economia paranaense.

A Lei Municipal n.º 02, de 8 de outubro de 1908, criou o Distrito Judiciário de Cerrado, primeiro nome do lugar. Em 1912, iniciou-se a construção da estrada de ferro cortando a Fazenda Capão Bonito, fato que atraiu muita gente à região. Estabeleceram-se as famílias Alvares, Dias, Trigo, Pena, Esteves, Barros, Biscaia, Tzaskos, Zelazowski, Michalowski, Vendrechoski e outras. O primeiro armazém foi de Telêmaco Carneiro, em 1925. Em 1927, foi construída a primeira igreja, o primeiro hotel pertenceu ao Nhô Turico, a primeira padaria era de Crespo Cristóvão, o primeiro delegado foi Nhô Amandio.

No ano de 1913, foi inaugurada a estação ferroviária denominada Cachoeirinha. O Decreto-Lei n.º 2.556, de 18 de dezembro de 1933, alterou a denominação de Cerrado para Cachoeirinha. Em 7 de março de 1934, Cachoeirinha passa a ser Distrito Administrativo de Jaguariaíva. O Decreto-Lei Estadual n.º 199, de 30 de dezembro de 1943, alterou a denominação de Cachoeirinha para Arapoti. O município de Arapoti foi criado através da Lei Estadual n.º 253, de 26 de novembro de 1954, com território desmembrado de Jaguariaíva, e instalado em 18 de dezembro de 1955.

As terras onde se localiza a sede do município de Arapoti pertenciam à fazenda Jaguariaíva, dadas em sesmaria aos familiares de Francisco Rodrigues Penteado nas primeiras décadas do século XVIII. A parte mais ocidental do atual município pertencia à fazenda Boa Vista, desmembrada da Fazenda Caxambu, de Francisco Xavier da Silva.)