Angulo

Paraná

História de Angulo - PR

Em 1946, Basílio Pértsew e mais dois compatriotas, Dimitri Novikov e Georg Felmans, ambos engenheiros civis, adquiriram em sociedade área da Companhia de Terras Melhoramentos do Norte do Paraná para formarem suas fazendas de café. Desmembraram 30 alqueires da área adquirida e os destinaram a uma área urbana, cujo traçado foi elaborado pelo Engenheiro Dimitri, baseado no desenho da cidade de Belo Horizonte. Construíram um grupo escolar, uma área de esportes e um cemitério na parte mais alta da cidade.

O local inicialmente foi chamado de Fazenda Dois Irmãos (nome dado por Basílio Pértsew em homenagem a seus dois filhos). Ao ser construída a área urbana, passou a denominar-se Ângulo.

Os lotes na área urbana de Ângulo foram sendo comercializados e ocupados por imigrantes alemães e italianos, depois vieram mineiros, paulistas e nordestinos.

Até o ano de 1955, Ângulo pertencia ao município de Astorga.

Os colonizadores e fundadores da cidade, após a observação dos traçados das estradas que dava acesso a esta localidade, chegaram a conclusão que a cidade ficava dentro de um ângulo pelas divisas das terras da Companhia Melhoramento Norte do Paraná com as terras do Estado, da Gleba Interventor e pela Estrada que ligava Iguaraçu a Maringá e a Estrada Boiadeira que fazia a ligação da Estrada Maringá a Flórida ficando assim o traçado da cidade em forma de um ângulo, daí a origem do seu nome.

Distrito criado com a denominação de Ângulo, pela Lei Estadual n.º 8.670, de 21-12-1987, subordinado ao município de Iguaraçu.

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Ângulo figura no município de Iguaraçu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ângulo, pela Lei Estadual n.º 9.357, de 03-09-1990, desmembrado Iguaraçu. Sede no atual distrito de Ângulo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.