Agudos Do Sul

Paraná

História de Agudos Do Sul - PR

A pequena povoação surgiu incentivada pela presença dos extensos ervais. Inicialmente fixaram-se ali as famílias Fagundes, Alves e Cuba. Considera-se como fundador da povoação o coronel da guarda nacional José João Machado Fagundes, proprietário de grandes extensões de terras.

Posteriormente, vieram para o município famílias polonesas oriundas de outras regiões do estado e de Santa Catarina. Iniciaram a produção e exploração de erva mate e madeiras, passando posteriormente à produção de culturas anuais.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de São José dos Pinhais o distrito de Agudos.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 199, de 30-12-1943, o distrito de Agudos tomou a denominação de Carijós.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Carijós (ex-Agudos), figura no município de São José dos Pinhais.

Pela Lei Estadual n.º 2, de 10-10-1947, o distrito de Carijós passou a denominar Agudos do Sul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Agudos do Sul (ex-Carijós), figura no município de São José dos Pinhais.

Pela Lei Estadual n.º 790, 14-11-1951, o distrito de Agudos do Sul, foi transferido do município de São José dos Pinhais para constituir o novo município de Tijuca do Sul (ex-Aruatã).

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Agudos do Sul, figura no município no município de Tijuca do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Agudos do Sul, pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25-07-1960, desmembrado do município de Tijucas do Sul. Sede no atual distrito de Agudos do Sul. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-11-1961.

Pela Lei Municipal n.º 8, de 07-05-1962, é criado o distrito de Colônia Padre Paulo e anexado ao município de Agudos do Sul.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Agudos do Sul e Colônia Padre Paulo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.