Abatiá

Paraná

História de Abatiá - PR

Em 1927, um grupo de pioneiros, formado por Antônio Maria, João Carvalho, Cândido Coelho, José Vicente Ramalheiro e Manoel José Pereira e suas famílias, estabeleceu-se numa área habitada pelos índios Caingangues, nas margens do Rio Laranjinhas, criando um patrimônio que deu origem ao atual município de Abatiá.

A possibilidade de cultivar café na região atraiu tais famílias nas décadas de 1920, 1930 e 1940.

Nos primeiros tempos, a localidade era conhecida pela denominação de Lageado, passando, mais tarde, a denominar-se Carvalhópolis, em homenagem a João Carvalho, um de seus fundadores.

Abatiá, nome de origem tupi-guarani significa: Aba = cabelo + tiá = franco, forma com que os indígenas denominavam o cabelo da espiga de milho.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Santo Antônio da Platina o distrito de Carvalhópolis.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 7.573, de 20-10-1938, o distrito de Carvalhópolis passou a denominar-se Lajeado.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Lajeado figura no município de Santo Antônio da Platina.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 199, de 30-12-1943, o distrito de Lajeado passou a denominar-se Abatiá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Abatiá, pela Lei Estadual n.º 2, de 10-10-1947, desmembrado de Santo Antônio da Platina. Sede no antigo distrito de Abatiá. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-10-1947.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.