Dias D`Ávila

Bahia

História de Dias D`Ávila - BA

Com a descoberta das qualidades terapêuticas das águas do Rio Imbassay e graças ao Padre Torrend, grande divulgador dessas virtudes que as considerava como uma das melhores do mundo, o distrito de Dias dÀvila, pertencente a Camaçari, passou a ser considerado local de descanso, lazer e, principalmente, próprio para tratamento de saúde, atraindo, assim, milhares de veranistas, motivo pelo qual tornou-se Estância Hidromineral.

Após a implantação do Polo Petroquimico, nos idos de 1980, e com o significativo incremento demográfico, já não somente de veranistas, mas também de moradores formando uma população estável, estes resolveram se unir e lutar pela emancipação.

Distrito criado com a denominação de Dias dÁvila pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, subordinado ao município de Camaçari.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o distrito de Dias dÁvila figura no município de Camaçari. Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Dias dÁvila pela Lei Estadual n.º 4.404, de 25-02-1985, sendo desmembrado de Camaçari. Sede no antigo distrito de Dias dÁvila. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.