São José Do Piauí

História de São José Do Piauí - PI

São José do Piauí
Piauí - PI

A origem do município de São José do Piauí-PI iniciou-se no mesmo contexto de quase todas as povoações piauienses. Em 1900 esta região chamada de Baixões, já pertencia ao município de Picos. Em 1910, a família Borges Leal administrava uma fazenda de gado nas Várzeas de Picos, que foi ramificando por todo o município.

Onde é hoje São José do Piauí existia a fazenda Monte Alegre — Núcleo de criação de gado. Sendo assim o município se originou das fazendas de criação de gado. O Sr. Antonio Pedro Bezerra, foi o primeiro comerciante da região, ele comercializava: querosene, sal, potassa e outras coisas importantes da época. O Sr. Antonio Pedro Bezerra era proprietário de uma gleba situada exatamente onde hoje é o Largo São José e redondezas, suas terras na maioria foram loteada pelo mesmo para o povo, pois tinha interesse que esse lugar se desenvolvesse. E assim começou a construção de casinhas feitas de taipa. E o lugar ficou conhecido como Tapera
O Sr. Antonio Pedro Bezerra, com recursos próprios, construiu uma Capela e dois padres trouxeram uma imagem do santo ″São José″, e colocaram na capela, estava formada a base do futuro povoado, que foi batizado com o nome de ″São José da Tapera″. Na década de 40, o progresso da região, era um desejo ardente nos corações te todos que aqui viviam. Outro grande comerciante desta terra foi o Sr. Firmino Inácio Bezerra, que muito fez para o desenvolvimento deste município, pois com recursos próprios abril a primeira estrada carroçal, ligando o Povoado São José do da Tapera a Ipiranga do Piauí.

Com o crescimento do Povoado a Capela até então construída estava ficando pequena, com essa necessidade começaram então um árduo e prazeroso trabalho na construção da Igreja com a participação voluntária do Povoado. E em 31 de janeiro do ano de 1945 a então sonhada Igreja estava pronta. Os Padres José Inácio de Jesus Madeira e Joaquim Rufino dava assistência religiosa no Povoado de seis em seis meses.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São José do Piauí, pela Lei Estadual nº 2562, de 19-12-1963, desmembrado do município de Picos.

Sede no atual distrito de São José do Piauí (ex-povoado de São José).

Constituído do distrito sede. Instalado em 12-12-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1981, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.