Colorado

Paraná

História de Colorado - PR

À companhia Colonizadora Imobiliária Agrícola de Catanduva deve-se a fundação do município de Colorado.

Em 1948, surgiram no local os primeiros colonos, destacando-se as famílias de Antônio Roberto, que exercia as funções de empreiteiro da Companhia Colonizadora; os irmãos José e Rodolfo Consalter, que montaram as primeiras indústrias uma serraria e uma olaria e Hideu Tonossu, fundador da primeira casa comercial; os demais colonos dedicava-se à agricultura.

Desde o início dos trabalhos, a localidade recebeu a denominação de patrimônio de Colorado, dada pela própria Companhia, presumindo-se que, por influência do estado do Colorado, nos Estados Unidos da América do Norte.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Colorado, pela Lei Estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Jaguapitã. Sede no atual distrito de Colorado. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-12-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual n.º 49, de 21-11-1962, é criado o distrito de Alto Alegre e anexado ao município de Colorado.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Colorado e Alto Alegre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.