Rio Grande Do Piauí

Piauí

História de Rio Grande Do Piauí - PI

Rio Grande do Piauí Piauí - PI

Em 1905, procedente do Estado da Paraíba chegava, em terras do atual Município, Virgulino Geremias Coelho, seu primeiro habitante. No local por ele escolhido para se fixar, havia uma lagoa formada pelo rio Itaueira, mais tarde chamada Lagoa São Francisco. Consta que Virgulino, ao deparar com a enorme lagoa, teria exclamado: "Que rio grande!", vindo daí o nome da localidade.

Nas margens da lagoa, Virgulino construiu sua casa, onde hoje se acha a Sede do Município, passando à exploração agrícola.

Com a afluência de novos moradores, desenvolveu-se o núcleo populacional de Rio Grande. Em 1934, já contava com casas comerciais, uma capela e uma escola pública.

O crescimento alcançado pelo Povoado resultou no movimento pela sua emancipação política, obtida em 1961. A partir dessa data, chamou-se Rio Grande do Piauí.

Gentílico: rio-grandense-do-piauí

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Rio Grande do Piauí, pela lei estadual nº 2110, de 12-06-1962, desmembrado de Itaueira. Sede no atual distrito de Rio Grande do Piauí. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-12-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Eventos
A principal comemoração do Município é a Festa do Padroeiro - São Francisco - no período de 26 de setembro a 04 de outubro. Participam dos festejos muitos fiéis vindos dos municípios vizinhos. Além dos atos religiosos, realizam-se festas dançantes e muitas outras diversões.