Nossa Senhora De Nazaré

Piauí

História de Nossa Senhora De Nazaré - PI

Nossa Senhora de Nazaré Piauí - PI

A origem de Nossa Senhora de Nazaré data da época em que ali se estabeleceram os padres jesuítas do Colégio da Bahia, sucessores de Domingos Mafrense, ainda no século XVI. Domingos Afonso Mafrense recebeu dos jesuítas 30 fazendas de gado, dentre as quais uma que se destacou, Algodões, onde é hoje a sede do município. Foi então que nas grandes secas de 1877 e 1888
o lugar foi invadido por flagelados oriundos do Ceará. Nesse período foi erguido em Algodões uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

A sede do município fica localizada na microrregião de Floriano. E, embora seja tão antiga, só foi elevada a categoria de cidade em 1955.

Gentílico: nazareno

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nossa Senhora de Nazaré, pela lei estadual nº 4680, de 26-01-1994, desmembrado de Campo Maior. Sede no atual distrito de Nossa Senhora de Nazaré ex-povoado de Nazaré. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-011997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.