Itaueira

Piauí

História de Itaueira - PI

Itaueira Piauí - Pi

O Núcleo, mais tarde desmembrado do Município de Floriano, teve origem numa área conhecida como de Maria das Virgens. Vendida a Antônio Caú, aí foi instalada fazenda para criação de bovinos, denominada Piripiri ou "Piripiri dos Caús". Com o falecimento de Caú, os herdeiros venderam a totalidade das terras, ficando a maior área com Joaquim Gonçalves, vindo, com numerosa família, de Assaré, Estado do Ceará.

A localidade progrediu rapidamente em virtude de suas terras se prestarem à agricultura, de modo especial para o cultivo de milho. A comercialização atraiu novos moradores para as proximidades da fazenda, sendo então edificada a capela de Bom Jesus da Lapa.

Elevado a Município em 1952, com a denominação de Itaueira, nome do rio que banha seu território, é hoje considerado o maior produtor de milho do Estado.

Gentílico: itaueirense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Itaueira, pela lei estadual nº 743, de 29-10-1952, desmembrado de Itaueira. Sede no atual distrito de Ituaeira ex-localiade. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-12-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.