Inhuma

Piauí

História de Inhuma - PI

Inhuma Piauí - PI

O início do povoamento do município de Inhuma data do início do século 20. Sabe-se que em
1.902 alguns comerciantes, influenciados pela exploração da maniçoba, que naquele tempo oferecia boa cotação, lá chegaram, vindos de várias regiões do país, principalmente dos estados do Ceará e Pernambuco. O grande comércio era a troca de dinheiro por maniçoba e gêneros alimentícios. Este sistema de comércio perdurou na região até 1.908, quando se deu a queda do produto e o enfraquecimento monetário do grupo explorador, razão pela qual deslocaram-se para um lugar chamado Vigário criando ali um pequena feira, adotando o mesmo sistema de negócios da balança comercial, até quando resolveram mudar para a margem direita do brejo (Sossego), onde hoje fica a praça João de Deus e deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados Inhaúma existentes na região. As terras onde se localiza a sede do município pertenciam ao Sr. Pedro Amador José Ferreira.

Surgiram então os primeiros fundadores do povoado, que construíram as primeiras residências e estabelecimentos comerciais, entre eles destacam-se Antônio Ferreira de Araújo (alagoano), Claro Pereira dos Santos, José Pereira do Nascimento, Aureliano José Nogueira e Antônio de Deus Carvalho. No período de 1.918 a 1.924 o Padre Joaquim Lopes de Oliveira edificou uma capela sob a invocação de São José, o padroeiro da cidade. Em 1.935, o então Prefeito de Valença do Piauí, o Sr. Eustáquio Portela Nunes, construiu um mercado público e criou uma agência para arrecadação de impostos, contribuindo bastante para melhoramento do povoado. Foi criado também, uma agência postal telefônica.

O município de Inhuma foi criado pela Lei Estadual nº 985, de 17 de maio 1.954, desmembrando-se de Valença do Piauí, e instalado no dia 13 de junho do mesmo ano. que passaram a denominar-se inhumenses
Gentílico: inhumense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Inhuma, pela lei estadual nº 985, de 17-05-1954, desmembrado de Valença do Piauí. Sede no atual distrito de Inhuma exlocalidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-06-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.