Hugo Napoleão

Piauí

História de Hugo Napoleão - PI

Hugo Napoleão Piauí - PI

O nome atual do município não tem nenhuma ligação com sua origem. O nome original era Lagoinha dos Mota, em virtude de uma fazenda existente na área cujo proprietário chamava-se Dorotéo da Mota.

Quando surgiu a idéia de transformar o povoado em cidade veio a necessidade de erguer as edificações em outro ponto que não fosse tão próximo da lagoa. Ainda hoje na cidade existe o bairro Lagoinha dos Mota, onde tudo começou no início do século 19. O primeiro registro para emancipar " Lagoinha" data de 1920. Os primeiros moradores do povoado foram Manoel Raimundo Costa, Mariano Gomes da Costa e Elizeu que foi o primeiro comerciante da área.

Lagoinha só conseguiu sua autonomia administrativa em 1963. A ela foi dado o nome oficial de Hugo Napoleão, em homenagem a um embaixador Americano casado com uma piauiense.

Gentílico: hugo-napoleonense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Hugo Napoleão, pela lei estadual nº 2512, de 02-12-1963, desmembrado de Regeneração. Sede no atual distrito de Hugo Napoleão ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-04-1964 .

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.