Campinas Do Piauí

Piauí

História de Campinas Do Piauí - PI

Campinas do Piauí Piauí - PI

Em 1876, conforme projeto elaborado pelo arquiteto alemão, Alfredo Modrad e sob a administração do Dr. Antônio Sampaio, foi construída e instalada uma moderna indústria de laticínios, com o propósito de absorver toda a produção da bacia leiteira das Fazendas Canudos, Pilões, Castelo e Olho DÁgua dos Bois, todas circunvizinhas e pertencentes ao complexo das antigas Fazendas Nacionais, hoje particulares.

Paralelamente à implantação da indústria, foram construídas várias casas para administração, engenheiros, diretores e operários, dando origem, assim, à formação do povoado Campos.

À sombra da indústria o povoado se desenvolvia, rapidamente. Entretanto, as sucessivas secas dizimaram grande parte dos rebanhos, culminando com a paralisação definitiva da indústria, ficando, apenas, a exploração dos vastos carnaubais, através de arrendamentos para a extração da cera de carnaúba, gerando vários empregos temporários e receita para o município.

Gentílico: campinense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Campinas do Piauí, pela lei estadual nº 2551, de 09-12-1963, desmembrado de Simplício Mendes. Sede no atual distrito de Campinas do Piauí ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-04-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.