Belém Do Piauí

Piauí

História de Belém Do Piauí - PI

Belém do Piauí Piauí - PI

Apesar de ter sido emancipado apenas de 1996, a história de Belém do Piauí se perde nas brumas do passado, segundo a tradição remonta a meados do século XVIII ou mais precisamente a 1760 quando o português Joaquim Ribeiro Torres, ao alcançar a maioridade, deixa a casa de seus pais, onde hoje se localiza a cidade de Fronteiras-PI, este se estabelece na localidade Perigo, hoje município de Padre Marcos-PI. Ainda segundo a tradição, Joaquim Ribeiro Torres era filho de um donatário da famosa casa da Torre, portanto um fidalgo de nobre estirpe, posteriormente o mesmo Joaquim Ribeiro Torres, mudou sua residência para as margens do Rio Grande (Curimatá), já que as terras da região era as melhores que existiam para agricultura de subsistência e especialmente para criação de gado, na época a grande riqueza da Província.

Gentílico: belenense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Belém do Piauí, pela lei estadual nº 4810, de 14-12-1995, desmembrado de Padre Marcos. Sede no atual distrito de Belém do Piauí ex-povoado de Campo Alegre. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.