Anísio De Abreu

Piauí

História de Anísio De Abreu - PI

Anísio de Abreu Piauí - PI

A Fazenda Tamanduá, propriedade de Manoel Ribeiro Soares, que se instalou na região atraído pela abundância de maniçobais e pela fertilidade das terras, deu origem ao núcleo.

Manoel Ribeiro integrava a missão comandada por José Dias, para a expulsão dos indígenas da região. Concluída a missão, Manoel Ribeiro distribui terras da fazenda entre seus familiares, que se dedicam à extração da borracha de maniçoba, criação de gado e práticas agrícolas.

Por volta de 1915, com a construção de uma barragem, no local do açude de Anísio de Abreu, a localidade entrou em fase de progresso. Casas foram construídas, comerciantes se estabeleceram, ruas e praças surgiram, transformando Tamanduá em próspero povoado.

Em 1927, foi construída a primeira igreja, que recebeu a Imagem de São João Batista, escolhido Padroeiro da cidade.

Em 1962, Tamanduá passou a denominar-se de Anísio de Abreu, em homenagem ao ex-Governador e Senador Anísio Brito de Abreu.

Gentílico: anisiense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Anísio de Abreu, pela lei estadual nº 2353, de 05-12-1962, desmembrado de Caracol. Sede no atual distrito de Anísio de Abreu ex-povoado de Tamanduá. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-12-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.