Agricolândia

Piauí

História de Agricolândia - PI

Agricolândia Piauí - PI

O MUNICÍPIO DE Agricolândia originou-se da Fazenda Feitoria, tradicionalmente conhecida como Feitoria dos Leal. Em torno da Feitoria dos Leal, outras fazendas foram instaladas, as quais atraíram grande números de trabalhadores de outros lugares.

O núcleo foi se transformando em ritmo acelerado e dentro de pouco tempo já possuía as características de povoado.

O sentimento de religiosidade desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da Agricolândia. Em 1940, por iniciativa de grupos católicos, foi construída a primeira capela, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição hoje padroeira da cidade.

Tendo atingido alto índice de desenvolvimento, as lideranças locais organizaram um movimento visando à sua emancipação política, o que foi obtido em 1962 com a criação do município, que recebeu o nome de Agricolândia, em decorrência da região, essencialmente agrícola.

Gentílico: agricolandiense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Agricolândia, pela lei estadual nº 2369, de 05-12-1962, desmembrado de São Pedro do Piauí. Sede no atual distrito de Agricolândia. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.