Tamandaré

Pernambuco

História de Tamandaré - PE

Tamandaré Pernambuco - PE

O município de Tamandaré foi criado a 28 de setembro de 1997, com base na lei estadual complementar nº 15, de 1990, que permitia ao município a emancipação desde que tivesse população superior a 10 mil habitantes e eleitorado maior que 30% dessa população.

O município de Tamandaré foi desmembrado do território de Rio Formoso. Apesar de ser um município novo, Tamandaré é uma localidade bastante antiga, cuja denominação resulta do acidente geográfico que é a baia de Tamandaré. Conforme José de Almeida Maciel, o topônimo Tamandaré (Tamanduar-é) significa o que se assemelha ao tamanduá, o que sobe às árvores como o tamanduá, o que faz o papel de tamanduá.

Contudo, divulga-se no município, inclusive nas escolas, uma outra definição que relaciona Tamandaré ao vocábulo tupi tamoindaré (tab-moi-inda-ré) que significa o repovoador. Na tradição dos índios tupis, Tamandaré era um pajé, a quem Tupã, o grande deus dos trovões, revelara o seu desígnio de exterminar os homens. Assim quando houve o cataclismo que inundou a terra, Tamandaré, escolhido por Tupã para repovoar a região, já estava abrigado numa arca gigantesca com sua família e assim permaneceram até cessar o dilúvio (CONDEPE, 1992).

Gentílico: tamandarense

Distrito criado com a denominação de Tamandaré, pela lei municipal de 17-05-1905, subordinado ao município de Rio Formoso.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Tamandaré figura no município de Rio Formoso.

Assim permanecendo em divisão territorial datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Tamandaré figura no município de Rio Formoso.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Tamandaré permanece no município de Rio Formoso.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VI-1995.

Elevada à categoria de município com a denominação de Tamandaré, pela lei estadual nº 11257, de 28-09-1995, desmembrado de Rio Formoso. Sede no antigo distrito de Tamandaré. Constituído de 2 distritos: Tamandaré e Saue desmembrado de Rio Formoso. Instalado em 04-011997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 2 distritos: Tamandaré e Saue.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.