Valparaíso

São Paulo

História de Valparaíso - SP

No século passado, de Bauru às barrancas do Paraná, esta nossa região era habilitada pelos índios caingangs, que falavam a língua tupi. Nenhuma tribo de índios estava alojada onde se ergue Valparaíso.

A primeira aquisição de terra foi feita por Cantidiano Vieira, em 1917, segundo os registros encontrado no Cartório de Hipotecas e Imóveis de Araçatuba.

Atraídos pelas terras férteis, em 1919, Francisco de Paula Carvalho Sobrinho adquiriu 100 alqueires de Cantidiano Vieira. Esses bandeirantes, muitos ainda com raízes em Valparaíso foram: Francisco de Paula Carvalho Sobrinho, Dr. Francisco Vieira Leite, João Rodrigues Gomes, João Máximo de Carvalho, Francisco Fernandes Filho, Jorge Pupo, Gregório Prates da Fonseca, Jorge Brandine, Pedro Vitor e Oliver Rodrigues.

Quanto à origem do nome de nossa cidade, não foi dado por Gregório Prates, que lutou muito para que Valparaíso se chamasse Bandeirante. Este era o nome do barco de suas aventureiras e históricas viagens. O nome de Valparaíso foi dado por três pioneiros. Em 1.924, Francisco Carvalho, disse ao Dr. Leite, que esta terra era o Paraíso. Como nossa região está abrigada num vale, Dr. Leite sugeriu que o patrimônio deveria chamar-se Vale do Paraíso. Jorge Brandine, presente também naquele encontro, propôs que nossa terra deveria ser Valparaíso.

Distrito criado com a denominação de Valparaíso, pela Lei Estadual n.º 6.546, de 10-07-1934, subordinado ao município de Araçatuba.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o distrito de Valparaíso figura no município de Araçatuba.

Elevado à categoria de município com a denominação de Valparaíso, pela Lei Estadual n.º 2.859, de 08-01-1937, desmembrado do município de Araçatuba. Sede no atual distrito de Valparaíso (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 30-05-1937.

Pela Lei Estadual n.º 2.922, de 20-03-1937, é criado o distrito de Comandante Arbues e anexado ao município Valparaíso.

Pela Lei n.º 3.126, de 10-11-1937, é criado o distrito de Andradina e anexado ao município ao município de Valparaíso.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 9.775, de 30-11-1938, desmembra do município de Valparaíso o distrito de Andradina. Elevado à categoria de município. Pelo decreto-lei acima citado Valparaíso adquiriu do município de Araçatuba o distrito de Alto Pimenta.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Valparaíso, Alto Pimenta e Comandante Arbues.

Pela Lei Estadual n.º 14.334, de 14-11-1944, desmembra do município de Valparaíso o distrito de Comandante Arbus. Elevado à categoria de município com a denominação de Mirandópolis.

Pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, desmembra do município de Valparaíso o distrito de Alto Pimenta. Elevado à categoria de município com a denominação de Bento de Abreu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.