Moreno

Pernambuco

História de Moreno - PE

A origem do município de Moreno data da chegada de dois portugueses, conhecidos como irmãos Moreno; um deles se chamava Baltazar Gonçalves Moreno, quanto ao outro não se guardou o nome. Chegando à localidade, compraram uma faixa de terras com a finalidade de se instalarem em engenho. Antes da realização do plano arquitetado veio a falecer um deles. O segundo, de nome Baltazar, continuou insistindo até conseguir realizar o que havia pretendido anteriormente. No dia do funcionamento de engenho, emocionado por ver o trabalho concluído, sofreu um colapso e faleceu.

Em virtude da tragédia a propriedade foi vendida pelos herdeiros ao brasileiro Antônio de Souza Leão. Em 18 de dezembro de 1859 o novo proprietário recebia na casa-grande do engenho a visita do imperador D. Pedro II, que lhe conferiu o título de Barão de Moreno e à sua esposa, Dona Maria Amélia de Souza Leão, o de Baronesa.

Naquele tempo a sede do município era o engenho Catende, que foi vendido em 1910 a uma sociedade anônima de origem belga. Logo depois foi construída a fábrica de tecido denominada Societá Contonière Belgo-Brasiliense S.A.

Distrito criado com a denominação de Morenos pela Lei Municipal n.º 126, de 08-03-1920, subordinado ao município de Jaboatão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Morenos, pela Lei Estadual n.º 1.931, de 11-09-1928, sendo desmembrado do município de Jaboatão. Sede no antigo distrito de Morenos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído do distrito sede.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Morenos, Buscaú e Tapera.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 235, de 09-12-1938, o distrito de Morenos passou a ser grafado Moreno. Pelo Decreto-Lei, os distritos de Buscaú e Tapera foram extintos, sendo seus territórios anexados ao distrito sede município de Moreno.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Pela Lei n.º 248, de 13-12-1990, é criado o distrito de Bonança e anexado ao município de Moreno.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Moreno e Bonança. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.