Iguaraci

Pernambuco

História de Iguaraci - PE

As terras que formam o patrimônio de Iguaracy tiveram dois doadores: Antônio Godê de Vasconcelos e Antônio da Silva Rabelo. Anteriormente, as terras de Iguaracy pertenciam ao município de Afogados da Ingazeira.

Na época, o padre Carlos Cottart, vigário de Afogados da Ingazeira, construiu uma casa, onde eram celebrada as missas. Atraídos pelo culto religioso, várias pessoas para lá se deslocaram e logo foi erguida uma latada perto da casa do padre. No ano de 1913, João Barbosa inaugurou uma casa comercial no lugar.

Com a ajuda dos moradores, no ano de 1914, o padre Carlos Cottart construiu a igreja dedicada ao culto de São Sebastião, surgindo, assim, o povoado, que recebeu o nome de Macacos, em homenagem a uma família conhecida com esse nome, que residia nas imediações do povoado.

Temendo problemas futuros, o senhor Sebastião Alves da Silva, que era representante da vila de Macacos junto à Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, conseguiu que o seu nome fosse mudado para Iguaraci, conforme a Lei Estadual n.º 421, de 31.12.1948. Na década de 60, já com uma população suficiente para tornar a vila independente, foi então criado o município de Iguaracy. Anualmente, no mês de janeiro, é celebradas a festividade do padroeiro de Iguaracy, denominada Festa de São Sebastião, que atrai muitos à cidade.

Distrito criado, com a denominação de Macacos, pela Lei Municipal n.º 22, de 25-11-1916, subordinado ao município de Afogados da Ingazeira.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Macacos figura no município de Afogados da Ingazeira, assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela Lei Estadual n.º 421, de 31-12-1948, o distrito de Macacos passou a denominar-se Iguaraci.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Iguaraci permanece no município de Afogados da Ingazeira, assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Iguaracy (assim grafado na Lei), pela Lei Estadual n.º 4.954, de 20-12-1963, sendo desmembrado do município de Afogados da Ingazeira, tendo como sede o antigo distrito de Iguaraci e sendo constituído de 3 distritos: Iguaracy, Irajaí e Jabitacá, ambos desmembrados do município de Afogados da Ingazeira. Foi instalado em 30-03-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Iguaraci, Irajaí e Jabitacá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.