Ferreiros

Pernambuco

História de Ferreiros - PE

Ferreiros Pernambuco - PE

Acredita-se que a origem da povoação de Ferreiros, deu-se nos fins do século passado, quando no lugar, onde hoje se ergue a cidade, residiam alguns ferreiro ( artífices que trabalhavam com ferro ). As casas destes homens, eram oficinas de consertos dos equipamentos dos engenhos de açúcar, que se situava na periferia. De forma; que quando os senhores de engenho tinha um tacho, um alambique, ou outra peça qualquer para conserta, chamava o trabalhador, punham aquela peça na carro-de-bois, e ordenavam que levantassem para os ferreiros , para que fossem restauradas. Mais tarde, com a construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, foram se erguendo outras casinhas que deram origem ao povoado. Corria o ano de 1889. Na mesma época, residia em uma casa de pedra nas imediações dos ferreiros, o latifundiário Henrique David, que segundo contam os antigos, era um homem cruel, que costumava experimentar suas armas novas, em criaturas humanas. Era em suas terras que os os ferreiros residiam e que naquela época chamava-se Carrapateiras.

Gentílico: ferreirense

Distrito criado com a denominação de Ferreiros, pela lei municipal de 16-03-1948, com terras desmembrado do distrito de Camutanga, subordinado ao município de També. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Ferreiros figura no
município de També.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Ferreiros, pela lei estadual nº 4953, 20-12-1963, desmembrado de També. Sede no antigo distrito de Ferreiros. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-03-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.