Custódia

Pernambuco

História de Custódia - PE

Custódia Pernambuco - PE

É da tradição local, referência a indígena de uma tribo de nome desconhecido, que formariam aglomerado numa aldeia de Serra Negra, no território do atual município.

A formação do município teve início na área onde está localizado o distrito de Quitimbu. Ali chegou no século XVIII o coronel Luiz Tenório de Melo Dodô, o pioneiro, que atraindo outras pessoaas viu estender-se o povoamento. Como primeiro núcleo da atual cidade de Custódia, mencionam-se a fazenda de Manoel Alves de Siqueira, que tinha a denominação de Santa Cruz.

O topônimo do município foi dado por dois padres jesuitas, que fugindo a perseguições demoram-se alguns meses no lugarejo e ergueram uma capela dedicada a São José. De comum acordo com os habitantes, prestavam, assim homenagem a Dona Custódia, uma senhora que também se instalara no local.

Gentílico: custodiense

Distrito criaado com a denominação de Custódia, pela lei municipal de 15-10-1909, ou melhor criado com sede na povoação de quitimbú e transferido para de Custódia, subordinado ao município de Alagoa de Baixo.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Custódia, pela lei estadual nº 991, de 01-07-1909.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o distrito de Custódia figura no município de Alagoa de Baixo.

Elevado à categoria de muncípio com a denominação de Custódia, pela lei estadual nº 1931, de 11-12-1928, desmembrado de Alagoa de Baixo, Flores e Floresta. Sede no antigo distrito de Custódia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929.

Pela lei municipal nº 2, de 06-12-1928, é criado o distrito de Betânia e anexado ao município de Custódia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Custódia e Betânia.

Pela lei estadual nº 3340, de 31-12-1958, desmembra do município de Custódia o distrito de Betânia. Elevado à categoria de município.

Pela lei municipal nº 30, de 28-05-1963, é criado o distrito de quitimbu e anexado ao município de Custódia.

Pela lei municipal nº 31, de 28-05-1963, é criado o distrito de Maravilha e anexado ao município de Custódia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Custódia, Maravilha e Quitimbu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.