Catende

Pernambuco

 

História de Catende - PE

Catende Pernambuco - PE


Divididas que foram as terras da região em sesmarias, fez o Imperador D. Pedro II doaçào departe delas ao Senador Álvaro Barbalho Uchoa Cavalcanti, que as vendeu com o passar dos anos. Vem daí o aparecimento dos primeiros sítios e engenhos e início da cultura da cana-de-açucar. Não obstante, a formação do núcleo populacional que viria a transforma-se no atual município de Catende, teve início a 21 de outubro de 1863 com a chegada à região do capitão Levino do Rêgo Barros, que em 1874 realizava a primeira feira no local. Foi este o primeiro passo para consolidação do núcleo, determinando a vinda de novos elementos que ali foram fixando residência. Mais ou menos em 1887, chegou à região a Estrada de Ferro do Sul e Pernambuco, obetendo o capitão Levino, depois da ingentes esforços, fosse a estação ferroviária aí construída. A partir de então o desenvolvimento foi crescente.

Há duas versões quanto ao significado do nome Catende corrutela de Katendi, do africano ou Caa tendi, na linguagem indígena, caa mato, tendi baboso. Tendi, na linguagem indígena ainda pode significar pulga do mato ou o que resplandece, que reluz, que tem brilho, quanto teria a significação de mato brilhante. Segundo alguns entendidos esta é a significação prevalente, considerando-se a beleza poética que envolvia, geralmente, os nomes dos engenhos àquela época. Primitivamente, o engenho Catento chamou-se Milagre da Conceição.

Gentílico: catendende

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Catende, pela lei municipal nº 1, de 29-11-1892, subordinado ao município de Palmares. Elevado à categoria de vila com a denominação de Catende, pela lei estadual nº 991, de 1-VII1909. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Catende figura no município de Palmares.

Elevado à categoria de cidade e sede do município com a denominação de Catende, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembrado de Palmares. Sede no antigo distrito de Catende. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929.

Pela lei municipal de 16-09-1930, é criado o distrito de Belém de Maria e anexado ao município de Catende. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos Catende e Belém de Maria. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pela lei municipal nº 17, de 16-07-1948, é criado o distrito de Laje Grande, criado com terras dos distritos de Catende e Belém de Maria. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Catende, Belém de Maria e Laje Grande. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 3340, de 31-12-1958, desmembra do município de Catende e São Joaquim do Monte. O distrito de Belém de Maria. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Catende e Laje Grande. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade