Camaragibe

Pernambuco

História de Camaragibe - PE

A área onde hoje está localizado o município de Camaragibe era povoada por índios, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do século XVI.

As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção da cana-de-açúcar.

A cidade surgiu com os antigos engenhos, como o Camaragibe, fundado em 1549 e considerado um dos mais prósperos da região até a invasão holandesa em 1645. O engenho foi incendiado pelas tribos indígenas que viviam no local.

A palavra Camaragibe vem do vocábulo indígena Camará-Gype (Rio Camará), em referência a lantana-camará, planta abundante na região, mais conhecida como Chumbinho.

Distrito criado com a denominação de Camaragibe, pela Lei Municipal n.º 21, de 05-03-1908, subordinado ao município de São Lourenço da Mata.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Camaragibe, figura no município de São Lourenço da Mata.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Camaragibe aparece grafado Camarajibe e permanece no município de São Lourenço da Mata.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Camarajibe permanece no município de São Lourenço da Mata.

Elevado à categoria de município com a denominação de Camarajibe, pela Lei Estadual n.º 4.988, de 20-12-1963, desmembrado de São Lourenço da Mata. Sede no antigo distrito de Camarajibe. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pelo Acórdão do Tribunal de Justiça, mandado de segurança n.º 59.906, de 06-07-1964, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de São Lourenço da Mata, como simples distrito.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Camarajibe figura no município de São Lourenço da Mata.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Camaragibe, pela Lei Estadual n.º 8.951, de 14-05-1982, desmembrado do município de São Lourenço da Mata. Sede no antigo distrito de Camaragibe (ex-Camarajibe). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 31-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.