Tavares

Paraíba

História de Tavares - PB

Tavares Paraíba - PB

Em 1874, na região onde se situa o Município, existia o núcleo populacional denominado Tavares, onde residia a família do Padre Francisco Tavares Arcoverde, primeiro vigário e fundador da Cidade.

Em frente ao juazeiro existente, foi construída a capela de São Miguel, onde Padre Arcoverde celebrou a primeira missa, no dia 29 de setembro de 1874. Na sombra da referida árvore, foi realizada a primeira feira semanal do lugar.

Com a chegada de novos moradores, o povoado tomou impulso em 1930, Tavares foi um dos cenários da Revolução. Em virtude das lutas ali a população teve que se refugiar em terras pernambucanas.

Terminada a Revolução, a população retornou para reconstrução o seu povoado, arrazado em consegüência dos combates travados.

Gentílico: tavarense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Princesa o distrito de Tavares ex-povoado.

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o município de Princesa passou a denominar Princesa Isabel.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Tavares, figura no município de Princesa Isabel ex-Princesa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação Tavares, pela lei estadual nº 2150, de 10-09-1959, desmembrado de Princesa Isabel. Sede no antigo distrito de Tavares. Constituído de 2 distritos: Tavares e Juru, ambos desmembrados de Princesa Isabel. Instalado em 17-11-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Tavares e Juru.

Pela lei estadual nº 2656, de 21-12-1961, desmembra do município de Tavares o distrito de Juru.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.