Candeal

História de Candeal - BA

Candeal
Bahia - BA

Em 1881 era o desejo de Olegário Ribeiro Lima criar um povoado situado à margem do rio do Peixe, limite com o atual Município de Tanquinho, chegando a levar madeira para a edificação de uma igreja. Resolveu então criá-lo em uma de suas propriedades, denominada Capoeira, iniciando a formação do povoado denominado Candeal. Como nesta fazenda havia muita árvore por nome "candeia", resolveram dar o nome ao povoado de Candeal.

Após o falecimento de Olegário Ribeiro, seu sobrinho, substituindo-o à frente da política local, lutou pela emancipação política de Candeal e solicitando-a obteve-a em 1962 com a criação do município, desmembrado do de Riachão do Jacuípe.

Gentílico: candealense

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no Município de Riachão do Jacuípe o Distrito de Candeal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Candeal, pela Lei Estadual nº 1683, de 23-04-1962, desmembrado de Riachão do Jacuípe. Sede no antigo Distrito de Candeal. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.