Batalha

Alagoas

História de Batalha - AL

Batalha Alagoas - AL

O município de Batalha era, no início, conhecido por Belo Monte, situado à margem do rio São Francisco. O povoado cresceu de forma proporcional ao aumento da população. O nome Batalha foi dado, segundo a lenda, por causa de uma luta entre soldados da polícia estadual e fanáticos seguidores de um leigo que dominava o local através da religião.

A freguesia foi criada em 1855 sob as bênçãos de Nossa Senhora do Bom Conselho. Fez parte de Traipu até 1886 quando foi elevada à condição de vila. Posteriormente, foi município com o nome de Belo Monte.

Uma lei em 1893 tornou sem efeito esse ato e a vila voltou a pertencer a Traipu. Depois foi incorporada a Pão de Açúcar. Sucessivas leis marcaram o desmembramento da vila e sua posterior reintegração a outros municípios.

Somente em dezembro de 1947, uma lei estadual transferiu a sede do então município de Belo Monte para a Vila da Batalha. Em 1949, finalmente, o município assegurou o nome de Batalha, transformando-se em comarca apenas em 1952.

O rio Ipanema, um rio que corta toda a região, é seu principal acidente geográfico. Batalha é pólo centralizador da chamada Bacia Leiteira. Uma cooperativa e várias indústrias pasteurizam praticamente todo o leite que abastece o Estado.

A cidade tem como pontos atrativos a Serrinha Via Sacra, o Monumento ao Cinquentenário e o Parque de Exposições. Seus principais eventos são: a festa da padroeira, Nossa Senhora da Penha (30 de agosto a 8 de setembro), a Emancipação Política (22 de dezembro) e a Exposição Agropecuária (em outubro).

Gentílico: batalhense

Distrito criado com a denominação de Batalha ex-povaodo, pela lei nº 1473, de 17-091949, subordinado ao município de Belo Monte. Sob a mesma lei acima citado transfere a sede do município de Belo Monte para o distrito de Batalha assumindo à condição de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município já denominado Batalha é constituído de 2 distritos: Batalha e Belo Monte.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela lei estadual nº 2094, de 24-04-1958, desmembra do município de Batalha o distrito de Belo Monte. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.